De bem consigo mesmo

ImageVocê sabe o que é auto-estima?

É a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os problemas da vida, é a capacidade de amar e respeitar a si mesma. A imagem que todos nós formamos de nós mesmos, através de nossa história de vida nos diz quem nós somos, o que podemos esperar dos outros e de nós, até mesmo o que achamos que merecemos ter e ser. É através desta lente que veremos o mundo e a partir disso agiremos.

Acontecimentos podem modificar essa imagem, danificando a lente original ou tornando-a ainda mais escura. Autoaceitação, por outro lado, é um termo ligado ao conceito de”aceitação incondicional” e indica uma aceitação profunda de si mesmo, das próprias fraquezas e erros.

Quem tem a estima baixa está sujeito a vários problemas psicológicos, tais como medos, depressão, ansiedade, fobias, pois seu modo de ver o mundo e conseqüentemente de se comportar o faz se sentir inferiorizado, infeliz ou inseguro. Pessoa com baixa auto estima costuma ser perfeccionistas, negativas, temem correr riscos e se preocupam demais com o que as outras pessoas pensam delas, tendem a querer ter o controle de tudo, e isso produz um alto nível de ansiedade e estresse.

No campo amoroso, o indivíduo pode, por exemplo, entregar-se a relacionamentos que o machucam ou que não têm a oferecer o que ela quer de fato. Também pode se tornar ciumento em demasia, por exemplo, por acreditar que o ser amado poderá encontrar alguém que considere melhor do que ela. Na vida pessoal ou profissional, a pessoa com baixa estima costumam deixar boas oportunidades passarem, por temer desafios e não se achar bom o suficiente para ocupar aquela posição.

É comum se sentir vítima das circunstâncias, dos maus relacionamentos, da “falta de sorte”. O dó de si mesmo, é comum em quem tem baixa auto-estima, assim como o medo de não conseguir ou de perder o desejado. A baixa auto estima produz muito sofrimento, pois a pessoa se sente incapaz e inadequada, produzindo problemas nas relações e na saúde fisica.

A valorização de si mesmo é um processo que se constrói no dia-a-dia, quem se conhece sabe da riqueza que existe em seu mundo interior, sabe dos recursos de que pode lançar mão nos momentos bons e ruins, confia mais em si mesmo.

A forma de elevar sua auto estima é buscar conhecer-se melhor, e procurar trabalhar os pontos fortes através de um acompanhamento profissional. Pois ter um bom conceito de si mesmo é primordial para se viver bem. Quando se tem uma boa auto estima a gente aprende que quando se está com raiva tem o direito de estar com raiva, sem que isso nos dê o direito de ser cruel. Descobre também que só porque alguém não nos ama do jeito que a gente quer isso não significa que esse alguém não nos ama com tudo o que sabe e pode. Cultivando uma boa auto estima poderás amar e compreender a si mesmo e o outro muito melhor.

Pois bem, é isso, …espero ter contribuído um pouco com os recursos internos de cada um, no sentido de elevar a auto imagem.

Até a próxima.

Therezinha Silveira.

Anúncios

4 comentários sobre “De bem consigo mesmo

  1. Parabéns… só tenho uma pergunta. Pessoas com estima baixa tendem à ser perfeccionistas? E os com auto-estima, não podem ser perfeccionistas? Eu sou um destes, perfeccionistas ao extremo, faça chuva ou sol, triste ou alegre. O lado ruim disso é que me toma tempo.
    No geral, gostei e recomendo …

    1. Olá Bruno,
      pode sim, ter uma boa auto-estima e ser perfeccionista, visto que é apenas uma característica incomum entre os que tem um baixo astral.
      Penso que o lado ruim seria, (alem de gastar tempo) se tornar uma pessoa intransigente, insatisfeita e até mesmo intolerante com o passar do tempo. Mas voce é um cara tranquilo.

      1. É, em relação ao insatisfeito você acertou na mosca. Eu acabo inclusive sobrecarregando os outros que estão ao meu redor sendo muito exigente inclusive. Vamos trabalhar isto … (risos).
        Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s