Como e Porque as Pessoas Ficam Inseguras

Porque as pessoas ficam inseguras?

 Todos nós enfrentamos situações (quase que diariamente), onde nos deparamos com ela, a INSEGURANÇASeja nos relacionamentos ou no  trabalho. O ideal é perceber o que causa ainsegurança para que você possa trabalhar as causas.
Insegurança é quando você se sente incapaz de realizar uma tarefa mesmo estando plenamente capacitado para tal, como por exemplo quando você se sente incapaz de falar diante de um grupo de pessoas, você tem todo conhecimento sobre o assunto que irá falar, mas ainda assim não consegue fazer suas colocações, na hora H você trava. Isso é Insegurança!
Muitas vezes você se sente inseguro porque não sabe “que sabe”, nunca se deu a oportunidade de testar sua própria capacidade, você tem uma crença de que não consegue, e essa crença limitante não te deixa deslanchar. Já sentiu isso?
Quando se sentir inseguro diante de um desafio, preste atenção se pela sua cabeça passam frases do tipo “E se eu não der conta?”, “Será que eu vou saber fazer isso?”, “E se eles perceberem que eu não sou tudo isso (de bom) que eles imaginam?” . Pode ser que, de início não seja fácil identificar esses pensamentos mas, com um pouco de treino, fica cada vez mais automático.

 Neste processo, o importante, é que ao invés de “será que eu vou dar conta?”, você traduz para“me sinto indeciso”. O que vale é o pensamento em si, como se fosse retirado diretamente de um daqueles balões de pensamento dos quadrinhos. Com essa informação em mãos, partimos para a fase 2, que ocorre quando avaliamos o que pensamos, para nesse momento escolher pensar correto. ”Me sinto inseguro”.

Será que você nasceu inseguro?

Uma coisa é certa, o ser humano nasce indefeso e dependente. O bebê precisa de que lhe dêem comida, que lhe dêem banho, precisa dos outros para ficar quentinho, e principalmente para ter afeto, mas a partir de uma certa idade começa a surgir a independência. Independência é a percepção de que você pode fazer as coisas por você mesmo, mas para algumas pessoas esse processo não acontece facilmente, esse processo de ter iniciativa, perceber sua capacidade de realizar coisas, que é o que em psicologia chamamos de independência de desempenho, algumas pessoas não desenvolvem esse processo e se tornam inseguras.

Hoje, o exercício é captar o que passa pela sua cabeça quando percebe que ficou inseguro diante de alguma situação (o que já é bastante!). Dúvidas? É só escrever.

Abração e bom final de semana a todos!    Terezinha Silveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s