Terapia de casal

O que pode levar o casal à uma crise?

    Os problemas que levam o casal à terapia podem ser dificuldades de interação entre o casal, também pode ser problemas sexuais, emocionais, falta de habilidade para lidar com o estresse. Estão embutidos aí o desequilíbrio de valores sobre sexo, educação dos filhos, papéis sexuais, carreira, dinheiro, cuidados com a casa.

    Há diferenças de gênero que às vezes podem levar à desentendimentos, como os estilos diferentes de comunicação dos homens e mulheres.

O trabalho do terapeuta consiste em auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta nos trilhos, seja no casamento, no namoro ou no noivado. Trabalha-se para descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar modos de melhora. Não é uma fórmula mágica que irá “consertar” as coisas, mas um canal para o casal entender melhor suas dificuldades e trabalhar em cima das questões através do auto-conhecimento.

O psicólogo ajuda os parceiros a identificarem os pontos de conflito dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais. Nesse tipo de terapia, há componentes de mediação, componentes educacionais e de psicoterapia individual envolvidos, dependendo das dificuldades específicas enfrentadas. O casal torna-se ciente de pontos de vista e modos de interagir e de se comunicar destrutivos para tentar modificá-los.

Alguns dos objetivos na terapia de casal pode ser:

  • melhorar a comunicação

  • identificar objetivos comuns

  • negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação

  • aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento

  • desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso

  • acabar com a competição

  • entender as necessidades do outro

  • superar a infidelidade ou traição

  • melhorar a vida sexual

  • melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal através do diálogo e da cumplicidade. Primeiro o casal deve conversar a respeito, tentar chegar a pontos em comum para estar solucionando as divergências e/ou dificuldades. Caso não se consiga sair da crise sozinhos, é recomendável buscar ajuda profissional, antes que o problema avance mais.

    Até o próximo post, abraços.

    Therezinha Silveira

Anúncios

Um comentário sobre “Terapia de casal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s