A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES HUMANAS

O ser humano, segundo a visão de Maslow, poderia se desenvolver mais saudavelmente, caminhar na direção da auto-realização, estabelecer relações mais autênticas com as escolhas que faz.  O funcionamento humano numa visão humanística é relacionar-se autenticamente, é ver as coisas (escolhas) como um fim nelas próprias e não como um meio, é agir pela coisa em si, e não apenas como meio de evitar consequências aversivas. Acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana.

Maslow trouxe, para a psicologia, entre outras grandes contribuições, ainda seus estudos sobre a pirâmide de necessidades humanas. Para ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de auto-estima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo. A  cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas, conforme gráfico abaixo.

Ainda quando todas as necessidades estão satisfeitas poderia estar faltando preencher a parte espiritual, o espaço designado ao sagrado. Desse modo o indivíduo continuaria com uma insatisfação, uma busca à plenitude.

E assim somos nós, seres humanos

Até breve, abração.

Therezinha Silveira

Anúncios

Um comentário sobre “A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES HUMANAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s