O que é ser Psicólogo?

 Dúvidas mais frequentes

 Quase sempre alguém me pergunta: o que faz mesmo um psicólogo? É muito comum acreditarem que o psicólogo trata somente de questões relacionadas a loucura, ‘doidos’. Percebo que vêem o psicólogo de maneira equivocada quanto à sua prática profissional, ainda é muito comum, também, a desinformação a respeito das áreas de atuação da PSICOLOGIA.

Afinal, o que é  ser PSICÓLOGO?

Psicólogos são profissionais que estudam a ciência do comportamento humano e aplicam este conhecimento no seu contexto profissional. Dentro dos três grandes eixos temos aPrevenção; a Promoção e a Remediação. Na Prevenção tem como objetivo prevenir o desenvolvimento de problemas; na Remediação atua precisamente após se manifestarem as problemáticas; e a Promoção visa capacitar os indivíduos , casais, famílias, grupos e comunidades, a fim de promover  melhorias na qualidade de vida e alcançar um maior bem estar.

Existem diversas linhas teóricas, onde o psicólogo pode fundamentar sua atuação dentro de seu consultório.  Porem, o trabalho do psicoterapeuta se realiza através de um relacionamento de confiança, afetuoso entre terapeuta e paciente, no qual a pessoa analisada, pode sentir-se segura para reviver seus conflitos inconscientes e os de seu dia-a-dia, suas fantasias e seus sonhos. Ao contrário de psiquiatras, que são médicos, os psicólogos não podem receitar medicamentos, cabe a ele fazer encaminhamentos psiquiátricos quando necessário.

É necessário que o psicólogo tenha facilidade de se comunicar, equilíbrio emocional e interesse pelos sentimentos humanos. Psicólogos, além de poder dar aulas em faculdades, atuam em quatro grandes áreas: clínica, escolar, social-comunitária e organizacional (empresas).

O comportamento humano começou a ser estudado na Grécia Antiga. Em 400aC Hipócrates, o pai da medicina, propôs uma teoria fisiológica, que relacionava a personalidade com o tipo físico, tentando assim explicar as doenças mentais.
Um século depois foi lançado um livro que foi considerado um manual da psicologia, “Acerca da Alma” de Aristóteles.
O termo psicologia apareceu no século XVI, quando a pesquisa e a busca pelo autoconhecimento fizeram com que essa ciência se separasse da medicina e da biologia.

Pois bem,  é bom demais falar de psicologia, mas por hoje deixo um grande abraço a todos.

Até a próxima!!!

Therezinha Silveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s