Solidão e vazio existencial

images (3)

O tema deste texto é o relacionamento humano, ou a falta de relacionamento, que é o isolamento, a solidão. Mas não vou falar da solidão saudável, da solidão por opção, vou falar da solidão que dói no peito por falta de alguém com quem possa dividir momentos, ideias, experiências, alegrias e tristezas. Vou falar da solidão doída, da solidão sofrida.

 Porque tanta gente chega numa fase da vida e se percebe sozinho, sem ninguém para fazer companhia nem para dar uma volta no quarteirão? Porque tem tanta gente vivendo de forma tão solitária?

Solidão é…

Vamos entender o que é solidão, o dicionário diz que solidão é: Uma profunda sensação de vazio, de isolamento, sensação de desconexão.

Se você e é daqueles que vivem neste estado de solidão entendeu direitinho essa definição, sente na pele o que é essa desconexão com o mundo, com pessoas. Têm gente que passa uma vida inteira sozinho tendo como companhia só aqueles colegas de trabalho, que só são seus colegas porque foram contratados para trabalhar na mesa do lado. Se não fosse por isso jamais essa pessoa se aproximaria.

E que passa toda uma vida tendo só conhecidos, nunca amigos, sem  nunca ter pessoas que realmente se importassem de verdade. As únicas pessoas com quem ela conversa é o balconista da padaria ou o caixa do mercado. Nada contra. Mas isso é relacionamento de passagem, não é contato humano verdadeiro. A vida não precisa acabar assim. Azar? Contingências da vida? Ou essa coisa de ter amigo verdadeiro, de ter um namorado ou marido, um companheiro de jornada não existe? Será que isso só existe nos filmes? Ou será que é você que não está percebendo que está deixando sua vida passar e ainda não aprendeu a construir relacionamentos? Relacionamentos são imprescindíveis para uma vida em equilíbrio, e faz parte da vida de qualquer pessoa.

Relacionamento, uma conquista diária

Eu vejo muita gente se queixando que passou o fim de semana inteiro em casa, andando da geladeira para o sofá e do sofá para a geladeira. Talvez você se pergunte: Mas porque não fiz nada? Poderia ir a um parque, ao cinema, visitar amigos.  E ouvir uma resposta: “Não tinha ninguém para me acompanhar”.  “estava sem animo”.  “Não consigo ver sentido nas coisas quando estou só”. “Não fiz nada porque não tinha pessoas que ficassem comigo, que apoiassem a atividade, que me fizessem companhia”. Provavelmente você já ouviu alguém dizer que relacionamento é uma construção diária, uma conquista, uma troca. Você não seria amigo de uma pessoa que não te acrescenta nada! Ou seria?

Essa talvez seja hora de parar e pensar: O que estou fazendo para ser uma boa companhia? Eu gostaria de estar com alguém como eu? O que estou fazendo para atrair pessoas legais perto de mim? Ou a resposta é: “Não, nem eu me aguento!” Sinal que a coisa está feia mesmo. É hora de buscar ajuda

Disse Fernando Pessoa:

A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceu escravo”.  Ele fala da solidão por opção, dos momentos onde você está só porque quis, e não porque não tinha ninguém pra ficar contigo. Para tirar alguém da solidão é preciso entender o que a colocou nesse estado. Entender os esquemas pelos quais a pessoa já vivenciou, o que a levou em um ser que sofre com relacionamentos, com aquela ideia de ser diferente das demais pessoas, convive com a dor de não fazer parte de nenhum grupo. É a sensação de não pertencimento, simplesmente não pertencer a nada nem a ninguém. Uma sensação ridícula de vazio!

Solidão e vazio existencial

Para sentir solidão você não precisa estar sozinho. Tem gente que está só, mas com um diálogo interno tão bom que não sofre, até se diverte sendo boa companhia para si mesmo, pois encontrou sua força pessoal. Mas tem gente que está no meio da multidão com uma sensação de “ausência”, de perda de alguma coisa importante. Solidão, física ou emocional, é um sentimento angustiante. Solidão tem tudo a ver com sensação de abandono. A solidão faz você pensar que Deus não tem consideração. Na solidão você sem sente um estranho para você mesmo.

Aspectos emocionais

Não há como negar a solidão é uma experiência desagradável as emoções sentidas por quem está sofrendo de solidão são: ansiedade, tensão, inquietação e muitas vezes a pessoa se torna hostil acaba sendo agressiva com as pessoas e é uma agressividade que vem como resultado da depressão que ela está sentindo. Você evita o contato visual, também não olha para as pessoas diretamente, por vergonha ou por que aprendeu na infância que é feio ficar olhando para as pessoas, você exagera nessa orientação e não olha para mais ninguém? É muito comum que as coisas que a gente aprendeu na infância acabem atrapalhando nossa vida social hoje; tem alguns estilos de educação muito rigorosos que deixaram as pessoas travadas socialmente.

Solidão x Depressão

Solidão provoca depressão, mas também a depressão provoca solidão. Independente de quem tenha “nascido” primeiro, as duas andam de mãos dadas.

(By Marisa)

borboleta

6 comentários sobre “Solidão e vazio existencial

  1. Dra. Me sinto muito sozinha , tenho 20 anos
    Sem amigos, nunca fico com ninguém essas coisas, confesso q chega dor no meu peito.Tento me relacionar, mas parece q todos tem o seu grupo e não abrem porta para mais ngm .As únicas pessoas e via internet que são receptivos a mim são garotos q querem ficar comigo , dps me deixam de lado e não continuar matendo o contato, pq eles passam a me tratar mal.chamo as pessoas pra sair e ngm nunca vai, sempre ocupados com os seus amigos, já fiz terapia e não adiantou, até dos meus objetivos acabo desistindo, queria ajuda a qual psicólogo posso procurar? já q a terapia uma vez não funcionou.

    1. oi Larissa, gostaria tanto de poder te atender, me dói ouvir (ler) sua dor, mas….
      penso que talvez foste a um mau profissional

      sabes que em toda área tem profissionais e PROFISSIONAIS.

      qual sua cidade?

      penso que seria interssante alguem da abordagem TCC.

      procure se tem ai, e mantenha contatos.

      Abraço

  2. Sinto que estou passando pela vida sem deixar lacos.
    Um vazio grande na alma.Vegetando ou algo assim.
    Fazendo as coisas automaticamente
    Sem emocao.
    Tudo que faco e por obrigacao. As vezes com raiva.
    Sinto-me oca por dentro.
    As vezes tenho vontade de chorar.
    Nao quero que amanheca pra ter q fazer as mesmas coisas . Sinto um cansaco angustiante.
    Nao tenho vontade de viver.
    E cansativo quando nao temos objetivo nenhum.

    1. oi Leila
      queria muito poder estar agora contigo, te escutar… sentir esse seu momento.
      Tente procurar um sentido pra sua vida, talvez brincar com as crianças, com os animais, cuidar de uma planta…

      Assim da forma como voce está agora pode ser muito util á um idoso, uma criança no orfanato, uma pessoa internada hospital…

      Tente dar um pouquinho de voce a quem está precisando de sua atenção.

      Grande abraço, se cuida

Deixe um comentário

