Casamento, um processo de transformação

images

 

UMA DOAÇÃO CONTÍNUO

Penso que casamento é doação, uma atitude contínua de crescimento, quando duas pessoas  se propoem estar casadas, elas devem criar hábitos que ajudam a fortalecer a relação. “Atitudes rotineiras que promovem a sensação de pertencimento – do compartilhamento de um conjunto de crenças e valores comuns que dão significado ao que pensamos e sentimos – contribuem para a cumplicidade do casal. Quando um casal cria rituais que expressam o carinho e a consideração de um pelo outro, tem-se a sensação de que a relação é um pequeno universo privado com códigos e símbolos próprios. Isso acentua o vínculo conjugal porque potencializa a força identitária da linguagem e do espaço comum”. Angelita.

A individualidade de cada um deve ser preservada. Contudo, é fundamental que haja condições para que o casal se reconheça como tal, ou seja, como duas pessoas com metas, objetivos e propósitos comuns. Quando se trata de investimento de tempo do casal, na relação a dois são as saídas a passeio – o namoro – que pode incluir cinema, jantar, teatro, o que quer que satisfaça o casal. Sair à noite para um programa especial deveria ser uma proposta, no mínimo, mensal de um casal. O ritual de escolher o programa, arrumar-se, sair, investir tempo, dinheiro e afeto no lazer comum, indica que ainda desejamos encantar o outro e satisfazer a nós mesmos, o que é significativo numa relação a dois

ESTREITANDO OS LAÇOS

“Muitos casais só se tocam na hora do sexo. Fora da cama são frios, não demonstram carinho, não andam de mãos dadas, não se abraçam, nem se beijam”, diz Angelita Scardua, psicóloga especialista em felicidade, da Universidade de São Paulo (USP). Ora, como o sexo pode ser envolvente se a intimidade do casal está por um fio? Infelizmente, não existe receita de sucesso. Mas você pode repensar esse quebra-cabeça: “Ter uma vida a dois é compartilhar, trocar, se doar, dar e receber prazer”, diz Jussania. Então, invista no contato físico. Lembre: o sexo começa muito antes de irem para a cama. Dê um beijo de bom-dia na parceira, aconcheguem-se no sofá, reservem tempo para conversar. “Estreitar os laços emocionais ajuda a entender como se pode oferecer prazer.”

Segundo Angelita casais felizes comprometem-se com o prazer um do outro. Toda vez que uma pessoa vai dizer/fazer alguma coisa a uma outra, ela deveria se perguntar: O quanto de prazer e o quanto de dor a atitude dela causará. O problema é que a maioria de nós não calcula os danos que os nossos hábitos podem causar, com isso ignoramos os sentimentos do outro e agimos impulsivamente.

CULTIVE A SIMPATIA

Faça o seguinte exercício: por pelo menos um dia, tente manter o foco em tudo o que você diz e faz em relação ao outro. Pergunte-se: “O que estou para dizer/fazer causará mais sofrimento ou mais prazer para ele(a)?” As pessoas, em geral, vão ao longo do tempo habituando-se a criticar e a serem criticadas por seus parceiros indiscriminadamente. Pequenas manias, implicâncias, coisas bobas passam a fazer parte do repertório de gestos e verbos utilizados pelo casal como se não causassem nenhum dano ao vínculo afetivo.

É PRECISO ACREDITAR!

Há momentos difíceis em todos os casamentos. Sim, há momentos difíceis no seu casamento e tambem no meu. Devemos estar prevenidos sobre isso para não abandonar o barco. A tormenta pode passar. Enfim, o casamento não veio pronto e acabado, mas é algo que se constrói dia a dia com os tijolos do amor, da renúncia e do compromisso.

 

TERAPIA DE CASAL

Os desafios e dificuldades de uma vida à dois, as brigas, o fracasso e o desapontamento podem servir como um impulso para a mudança e o crescimento. É importante buscar ajuda profissional, mesmo quando parece que já esgotaram todos os recursos, pois uma relação satisfatória é um bem imensurável. É preciso se dar a chance.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s